O Museum of Finnish Architecture, em colaboração com a Finnish Association of Architects (SAFA), anunciou os vencedores do concurso “From Border to Home”, que buscava soluções para habitações temporárias para refugiados que aguardam as devidas burocracias envolvidas em se tornar cidadãos finlandeses. Noventa e três propostas foram enviadas de países como Finlândia, Noruega, Suécia, China, Belarus, Estados Unidos e Brasil, entre outros. As propostas enviadas apresentavam soluções que criariam um impacto social positivo e também poderiam servir de base para futuras ideias de conjuntos habitacionais permanentes.
O júri, composto por arquitetos, membros do Ministério de Assuntos Internos da Finlândia, da Cruz Vermelha e do Conselho Finlandês de Refugiados, selecionou sete propostas finalistas da primeira etapa de avaliação. Foi destacada a alta qualidade geral dos projetos, que empregaram variadas estratégias e abordagens.
Dos sete finalistas, três propostas foram premiadas com o primeiro lugar, escolhidas por apresentarem "coerência lógica e um impacto social convincente", segundo os jurados. Estas propostas serão exibidas no Pavilhão Nórdico na Bienal de Arquitetura de Veneza este ano.
VENCEDORES
Código: 181081 – Alemanha
Equipe: Duy Tran, Lukas Beer, Ksenija Zdesar, Otto Beer
Código: 808389 – Itália
Nome: Society Lab
Equipe: Cecilia Danieli, Omri Revesz, Mariana Riobom
Nome: 3 We House Refugees- Finlândia
Equipe: Milja Lindberg assisted by Christopher Ardman, A-Konsultit Oy Architects
Saiba mais sobre as propostas vencedoras e sobre os demais finalistas aqui.